A Indigo é uma rede de desenvolvimento humano e aprendizado organizacional.

ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM AZUL

O QUE É E COMO SE TORNAR UMA ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE

No contexto da quarta revolução industrial, as mudanças têm sido exponenciais, gerando a necessidade de uma adaptação mais intensa dos profissionais e das organizações. É preciso acompanhar as evoluções tanto das novas tecnologias quanto do comportamento dos consumidores e a experiência que valorizam. A habilidade fundamental para manter-se competitivo é (além de evitar resistir às mudanças) aprender rapidamente.

Peter Senge já havia previsto este momento na década de 90, quando criou o conceito de organizações que aprendem (learning organizations):

'As organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas aprimoram continuamente suas capacidades para criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir”.Clica para Twetar

As organizações que aprendem não surgem prontas, porque toda equipe nasce como um grupo de pessoas que não necessariamente têm um bom desempenho juntas. O desenvolvimento da sinergia entre os profissionais até que se tornem uma equipe de alta performance é lento e gradual. Esse processo, Peter Senge chama de ciclo de aprendizado profundo. Confira no vídeo abaixo.

Segundo ele, a mudança começa com um grupo menor dentro da organização que identifica uma necessidade, um problema, e cria novas técnicas e capacidades que alteram a forma como eles trabalham. Ao desenvolverem novas habilidades naturalmente adquirem novas percepções e sensibilidades. Quando as pessoas percebem o mundo de forma diferente, surgem novas crenças e premissas, que possibilita o desenvolvimento de novas habilidades e capacidades, formando um ciclo contínuo de aprendizado organizacional. O que alimenta esse intenso ciclo de aprendizado são as cinco disciplinas definidas por Senge.

 

 

AS CINCO DISCIPLINAS

Domínio Pessoal: trata-se de desenvolver a maestria, aprendendo a expandir nossa capacidade pessoal para criar os resultados que mais desejamos e criar um ambiente organizacional que estimule toda a equipe a se desenvolver na direção das metas definidas.

Modelos Mentais: esta disciplina está relacionada a refletir continuamente e melhorar nossa percepção de mundo, nossas crenças e observar como eles moldam nossas ações e decisões.

Visão Compartilhada: está relacionada a construir um senso de compromisso no grupo, criando uma visão de futuro comum. Além disso, criar princípios, práticas e diretrizes que conduzirão a equipe aos resultados.

Aprendizado em Equipe: trata-se da criação de um ambiente favorável à troca de informações e conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento e aproveitamento da inteligência coletiva em prol da organização.

Pensamento Sistêmico: é considerada a disciplina mais importante da organização que aprende. Trata-se de compreender as forças e inter-relações que moldam o comportamento de sistemas. Essa abordagem ajuda a entender como mudar os sistemas de modo mais eficaz e agir em melhor sintonia com os processos maiores do mundo natural e econômico.

COMO SABER SE MINHA EMPRESA É UMA ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE?

Confira abaixo algumas características das organizações que aprendem e identifique o quanto sua empresa está próxima dessa descrição, classificando de 0 (discordo totalmente) a 5 (concordo plenamente).

* As pessoas sentem que estão fazendo algo que importa – para elas pessoalmente – e para o mundo maior.

* Cada indivíduo na organização de algum modo está se expandindo, crescendo ou melhorando sua capacidade de criar.

* As pessoas são mais inteligentes juntas do que separadas. Quando se quer que algo realmente criativo seja feito, pede-se isso a uma equipe em vez de mandar uma única pessoa fazê-lo por sua própria conta.

* A organização continuamente torna-se mais ciente da sua base de conhecimento – particularmente do acervo de conhecimento tácito e não articulado nos corações e nas mentes dos empregados.

* Visões do rumo da empresa emergem de todos os níveis. A responsabilidade da alta direção é gerenciar o processo pelo qual novas visões emergentes tornem-se visões compartilhadas.

* Os empregados são convidados a tomar conhecimento do que está ocorrendo em cada nível da organização, de modo que eles possam entender como suas ações influenciam outros.

* As pessoas sentem-se livres para indagar, umas às outras, acerca de suas premissas e pré-disposições. Existem poucos (se houver) assuntos inabordáveis.

* As pessoas se tratam como colegas. Existe um respeito mútuo e confiança no modo como elas falam umas com as outras, e trabalham juntas, sejam quais forem suas opiniões.

* As pessoas sentem-se livres para testar experimentos, assumir riscos e avaliar abertamente os resultados. Ninguém é julgado por cometer um erro.

Caso você não tenha identificado muitos pontos em comum com as organizações que aprendem, baixe agora o ebook gratuito “O Essencial da Gestão do Conhecimento” para conhecer práticas e entender melhor como pode aprimorar o processo de aprendizado organizacional da sua empresa.

 

Camila Pires, Fundadora da Rede Indigo, é apaixonada por aprender, por empreender e por desenvolver pessoas, equipes e organizações. Ela tem uma formação multidisciplinar que passa por comunicação, gestão do conhecimento, gestão empresarial, coaching, neurociências pedagógicas e inovação. Para saber mais sobre sua formação e experiência profissional, acesse seu perfil no LinkedIn no ícone abaixo.