4 formatos criativos para compartilhar lições aprendidas
4 FORMATOS CRIATIVOS PARA COMPARTILHAR LIÇÕES APRENDIDAS

Gestão do Conhecimento

4 FORMATOS CRIATIVOS PARA COMPARTILHAR LIÇÕES APRENDIDAS

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Muitas organizações já implantaram processos de levantamento e registro de lições aprendidas. No entanto, ainda observo que a maioria é motivada por recomendações de metodologias de gerenciamento de projetos e a aplicação acaba ficando restrita a este contexto. Ao final do projeto, as lições aprendidas levantadas são geralmente arquivadas junto com a documentação gerada. É um começo, mas o benefício de uma lição aprendida registrada e não compartilhada é menor.

Para quem está ouvindo este termo pela primeira vez, lição aprendida é um processo de compartilhamento do que saiu ou não conforme o planejado em projetos e processos para consolidação de aprendizado de forma estruturada que deve ser aproveitado em iniciativas semelhantes futuramente. O PMI – Project Management Institute, define essa prática como “aprendizagem obtida no processo de realização do projeto que será incluído na base de conhecimento de lições aprendidas”.

Na Rede Indigo, acreditamos que esta é uma prática riquíssima não somente para registrar o aprendizado, mas também para promover a interação e a valorização dos envolvidos. Ela pode ser aplicada em organizações de qualquer porte gerando valor para diferentes processos, além de, claro, para o próprio gerenciamento de projetos. Para isso, precisa ser facilmente acessada e divulgada em diferentes formatos. Pensando nisso, sugerimos 4 formas de tornar sua lição aprendida mais atraente.

1) Filme os colaboradores ensinando algo ou compartilhando uma lição aprendida

De acordo com pesquisa da Cisco, até 2017, vídeos representarão 69% de todo o tráfego de dados na internet. Os colaboradores da sua empresa estão acostumados a consumir conteúdo nesta linguagem. As organizações que buscam engajamento internamente podem se beneficiar desse formato, principalmente se a maior parte da equipe tiver menos que 35 anos.

2) Consolide lições aprendidas em livros impressos, ebooks ou cartilhas 

Tão importante quanto o registro é o reuso da lição aprendida. Por isso, transformar formulários e documentos  em word em materiais ricos, com recomendações de aplicação em diferentes contextos pode ser um estímulo a mais para o aprendizado e o desenvolvimento de sua equipe.

3) Organize seminários para compartilhamento de lições aprendidas e boas práticas

Ao convidar colaboradores para apresentar lições aprendidas e boas práticas em eventos internos, além de ser uma excelente estratégia de compartilhamento de conhecimento tácito a baixo custo, demonstra valorização e reconhecimento de profissionais que tenham postura colaborativa.

4) Disponibilize as lições aprendidas em portais internos

Para facilitar o acesso, crie uma forma de indexação que permita a busca de diferentes formas. Além disso, você pode criar páginas no portal para explicar temas estratégicos para a organização e linkar com dicas, cases e lições aprendidas relacionadas ao tema.

O mais importante num processo de lições aprendidas é manter a postura voltada a identificação do que poderia ser melhor e do deve ser replicado e não em quem foi o culpado pelos erros. Uma lição aprendida hoje pode ser uma ideia inovadora no futuro.